Consultoria, Assessoria e treinamentos empresariais

Identificando gargalos no processo de fabricação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Gargalos na fabricação ocorrem quando a quantidade de trabalho montante em lotes ou em uma linha de produção é maior do que o que pode ser gerenciado. Isso limita a capacidade total da linha de produção e cria atrasos nas fases subsequentes.

Existem dois tipos principais de gargalos:

  1. Gargalos de Curto Prazo: Estes são problemas de curto prazo com uma solução rápida. Podem incluir máquinas quebradas, ausência de funcionários devido a férias ou doenças, ou atrasos na entrega de fornecedores.
  2. Gargalos de Longo Prazo: Estes são problemas recorrentes que podem afetar toda a produção. Exemplos incluem máquinas ineficientes que causam filas longas, tempos de produção estendidos devido a prazos mais longos, atrasos na transferência de projetos para a fase de planejamento de recursos de produção (MRP) ou um acúmulo de produtos para tarefas em andamento.

Conheça algumas estratégias para identificar gargalos na fabricação

  1. Elaborar um Mapa de Processo: Visualize o processo de fabricação por meio de um diagrama de fluxo para identificar onde as atividades estão se acumulando em um backlog. Isso ajuda a identificar os gargalos e possibilita a introdução de técnicas mais eficientes.
  2. Procurar Acumulações: Acúmulos ocorrem quando a entrada de um item ocorre mais rapidamente do que um processo específico pode lidar. O ponto de maior acumulação em sua linha de produção provavelmente é um gargalo que requer melhoria.
  3. Modificar a Capacidade: A capacidade de uma linha de produção está intimamente relacionada à saída da máquina no gargalo. Modificar a capacidade do gargalo pode ajudar a melhorar a produção em geral.
  4. Verificar a Capacidade Máxima: Acompanhe a capacidade de cada máquina, além da produção. A máquina que opera com capacidade máxima geralmente prejudica a operação de outras máquinas e é, portanto, um gargalo.
  5. Examinar Tempos de Espera: Quando uma estação de trabalho tem um longo tempo de espera, o gargalo está antes dela, pois leva muito tempo para concluir uma operação, atrasando o restante da produção.
  6. Aplicar a Técnica dos ‘5 Porquês’: Esta técnica envolve a identificação da causa raiz de um problema, fazendo perguntas sucessivas sobre por que o problema está ocorrendo. Isso pode ajudar a identificar a causa raiz dos gargalos.

Consquiste a melhor performance no seu negócio com a consultoria da Q-Assist!

Como resolver gargalos em seu negócio de fabricação

Depois de identificar os gargalos, é importante encontrar maneiras de resolvê-los:

  1. Redistribuição de Recursos: Reorganize a estrutura do seu chão de fábrica ou aloque mais recursos para o gargalo de produção. Aumentar a capacidade do gargalo pode ajudar a manter o ritmo de produção.
  2. Minimizar a Capacidade Ociosa/Tempo de Inatividade: Tente manter uma operação totalmente carregada no gargalo para evitar a ociosidade. O gargalo que diminui a produção não resolve o problema.
  3. Trabalhar em Lotes: Organize itens de trabalho semelhantes em lotes menores para acelerar o processo. No entanto, cuidado com o aumento do risco com tamanhos de lote maiores.
  4. Automatização dos Processos de Negócios: A automação, por meio de máquinas de fabricação ou software de gerenciamento de processos de fabricação, pode ajudar na detecção e resolução dos gargalos de forma mais eficiente.

Conheça nossos treinamentos para a sua empresa, eles são elaborados cuidadosamente, cada material didático é revisado para que siga fielmente a sistemática de sucesso dos treinamentos da Q-Assist.

Acesse: https://q-assist.com/treinamentos/

plugins premium WordPress